Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Na nuvem do acaso

Quase nada de um pouco de tudo.



Sábado, 11.02.17

Usucapião? Sorria.

Usucapião: do latim “usocapio” – adquirido pelo uso.

Por cá nada de novo. Até enjoa.

É o futebol, é claro, e as trapalhadas entre o Governo e a Oposição com o presidente Marcelo a acicatar a direita com um diário e sorridente apoio às políticas e decisões do Primeiro António Costa. Por vezes lembram-me o Sr. Feliz e o Sr. Contente da comédia dos anos70.

(https://www.youtube.com/watch?v=L3vCCnxFg4Q) .

Ontem foram os casos da taxa social única, do deficit, da taxa de desemprego que foram objecto de rasgados elogios de MRS, o qual continua a pronunciar-se sobre tudo e sobre nada fingindo mefistofelicamente equidistância.

Mas há assuntos recorrentes para além do futebol.

A Caixa Geral de Depósitos, por exemplo. Quando todos pensavam que o assunto estava encerrado ele voltou à baila com insultos, ameaças e defesas da honra como há muito não se via. És um mentiroso, ou confessas ou vais para tribunal, mentiroso. Eu? Nunca! Isto é um vil atentado à minha honra. No século XIX já teria havido bofetadas de luva, duelo e testemunhas.

O pobre Coelho, “O Ressabiado”, continua assim e deve interrogar-se diariamente que mal terá feito a Deus. A Deus não sei mas a Marcelo e aos amigos deste no PSD certamente e Marcelo não esquece as afrontas sofridas, sobretudo se públicas. Enfim, politiquices, miseráveis politiquices num país que tanto precisa de políticas.

Dizem-me, até, que o relevante tempo de passagem pelo poder do Pedro incita-o a lá voltar, não por via parlamentar ou eleitoral mas exclusivamente por via jurídica. Parece que irá invocar, em sessão extraordinária da Assembleia da República expressamente convocada para o efeito, a figura jurídica do “usucapião” (Artigo 1287º do Código Civil). É preciso não ter a noção da salada! Provavelmente inspirou-se na última decisão do Trump, outra das estrelas dos nossos noticiários.

trump e as lajes.jpg

É verdade. Segundo a CNN do passado dia 9, Trump à sua partida para Los Angeles fez esta espantosa declaração “… todo o investimento realizado durante décadas pêlos americanos na base aérea e espaço envolvente e o não cumprimento das regras básicas de manutenção da ilha por parte de Portugal dá aos EUA o direito à posse do território por usocapio…” (tradução livre). O tratado foi assinado durante a 2ª Guerra Mundial pelo Marechal Óscar Carmona e o Presidente Franklin D. Roosevelt, ou seja há mais de 70 anos período este de ocupação que ultrapassa em muito o tempo de 15 anos contemplado no Código Civil.

Ora valha-nos Deus, a ilha Terceira tem uma superfície de 400 km2 e os EUA de 9.371.175 km2. “Make América great again” tá bem mas não com tão pouco e à custa de terceiros! MRS telefonou de imediato para a Casa Branca, como seria de esperar, mas nada foi divulgado sobre o resultado da conversa. Só nos faltava esta e espero que o Coelho antes de invocar o “usocapio” pense duas vezes (ou vez e meia se consultar o Relvas) e não afecte a estabilidade do actual sistema político que tanto trabalho deu a MRS e a Costa+Jerónimo+Catarina e o Trump que tenha juízo e que não se intrometa nos assuntos internos portugueses, tais como as Lajes e a Caparica. Sim, a Caparica.

IMG_9054.JPG

Pode ler-se: “Decreto que o Cristo-Rei deve imediatamente baixar os braços. Chega de receber toda a gente de braços abertos, especialmente os imigrantes de Lisboa. Make Caparica great again.”.

 

Que pena estarmos ainda só em meados de Fevereiro e longe do dia 1 de Abril.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por alea às 21:13



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728


Links

Blog

  • www.metralhada.blogspot.com