Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Na nuvem do acaso

Quase nada de um pouco de tudo.



Sexta-feira, 28.03.14

Estratégias da manipulação

Todos os dias, ao lermos um jornal, ao vermos um noticiário ou um programa de informação na televisão (pública ou privada) somos os alvos de uma estratégia de manipulação ao serviço dos mais variados e diferentes interesses.

O tema não é novo embora só recentemente tenha tido dele conhecimento. Data de 2010 e figura num livro de Noam Chomsky intitulado “Estratégias da Manipulação Mediática”.

Chomsky é um filósofo, cientista e comentador político norte amaricano no MIT (Massachusets Institute of Technology) no qual é Professor Emeritus. Publicou mais de 100 livros e numa sondagem de 2005 foi eleito como “world´s top public intellectual”.

Eis, segundo Noam Chomsky, dez das estratégias de manipulação mediática:

1 – Estratégia da Distracção: com o objectivo de desviar a atenção dos problemas importantes e das decisões das élites políticas e económicas, mantém-se o público ocupado sem nenhum tempo para pensar. Técnica? Inundação de distracção e de informação sem importância (exemplos: futebol, telenovelas, programas da manhã, a previsão do futuro pela cartomancia e astrologia ao alcance de cada um).

                                                   

2 – Estratégia da Criação e Solução de Problemas: criar no público a súplica, a ânsia de medidas que por ele sejam desejadas e aceites. Técnicas? Divulgar a violência urbana para que seja o público a exigir leis de segurança  ou políticas em prejuízo da liberdade; criar crises económicas para que o povo aceite como mal necessário o retrocesso dos seus direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

3 – Estratégia da Gradualidade: fazer com que mudanças radicais sejam gradualmente aceites sem revolta. Técnicas? Aplicar a conta-gotas, de um modo gradual e a longo prazo medidas objectiva e claramente inadmissíveis.

4 – Estratégia do Adiamento: provocar a aceitação de uma decisão impopular e apresentada como “dolorosa” e “necessária” mas apenas de aplicação futura. Técnica? Amanhã tudo será melhor e o sacrifício exigido pode ser hoje evitado; acostumar o cidadão à ideia da mudança para aceitá-la amanhã com resignação .

5 –Estratégia do Público Infantil: o povo não tem maturidade para analisar e discutir os graves problemas da comunidade; provocar nele reacções desprovidas de sentido crítico. Técnicas? Utilizar nos discursos argumentos e personaqgens particularmente infantis a roçar a debilidade mental.

6 – Estratégia do Emocional sobrepõe a Razão: neutralizar o sentido crítico.Tecnicas? Injectar desejos e medos; induzir  comportamentos convenientes.

                                                  

7 – Estratégia da Ignorância e da Mediocridade: criar a incapacidade de o público compreender a qualidade medíocre da informação prestada.

8 – Estratégia da Complacência pela Mediocridade: fazer com que a vulgaridade, a incultura, o desprezo pela intelectualidade, o culto do corpo sejam considerados pelo público como moda a seguir, a aplaudir.

9 – Estratégia do Sentimento de Culpabilidade: fazer crer ao indivíduo que ele é o único culpado pela sua desgraça por falta de inteligência, de capacidade ou de esforço.

10 – Estratégia da Intrusão: o sistema deve conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo se conhece;  o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos.

Tudo isto não vos diz nada sobre o regime em que vivemos? Não? Tenho pena.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por alea às 18:57



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031


Links

Blog

  • www.metralhada.blogspot.com