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Na nuvem do acaso

Quase nada de um pouco de tudo.



Quinta-feira, 05.12.13

Engenharia é isto.

O afastamento dos engenheiros (os verdadeiros...) da política, o monopólio que nela passaram a ter os economistas e os juristas e a degradação das qualificações profissionais decorrentes de uma democratização estatística do ensino, cuja qualidade passou a ser aferida pelo número de licenciaturas e não pelo saber adquirido, são factos para mim induscutíveis mau grado as proclamações políticas em contrário. É estranha e interessante a coincidência daqueles factos com a mais do que evidente falta de qualidade dos actuais praticantes e dirigentes políticos.

Eis uma obra, nem sequer recente, da Engenharia. Há muitas mais que são o orgulho da minha profissão como, por exemplo, o Viaduto de Millau em França:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Viaduto_de_Millau

http://www.engenhariaeconstrucao.com/2011/02/viaduto-de-millau.html

Esta mais alta ponte do mundo tem uma companheira na mais alta plataforma marítima de exploração de gás que passo a apresentar resumidamente.

A “Troll A”é uma plataforma de extracção de gás natural localizada no alto mar na costa oeste da Noruega.

Está entre as obras maiores e mais complexas da história da engenharia sendo a construção mais alta transportada pelo homem de um ponto a outro do planeta (200 km).


O início da construção ocorreu em Julho de 1991, sendo construídas separadamente a plataforma propriamente dita e a sua base. A plataforma da “Troll A” foi rebocada mais de 200 km de Cubas, na parte norte de Rogaland, para o campo de Troll, 80 km a noroeste de Bergen. O transporte levou 7 dias.


A união das duas partes da estrutura efectuou-se em 1995 estando a base parcialmente submersa com a fundação enterrada 35 metros.


A “Troll A” tem uma altura total de 472 metros, dos quais 303 metros abaixo da superfície do mar, pesa 683.600 toneladas (1,2 milhões de toneladas, com lastro) e o percurso por elevador do convés principal até à sua base, no fundo, leva 9 minutos.

A sua estrutura tem 100.000 toneladas de aço (o equivalente a 14 torres Eiffel) e  245 mil metros cúbicos de betão. A obra custou de 16 biliões de dólares e mobilizou 2000 mil operários, dia e noite, durante 4 anos.

 

Informação e fotografias publicadas por Carlos Fortes (Mancalas)

Ver:

https://www.google.com/search?q=plataforma+troll+a&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=aBeXUoqXCsyp7QabiIDwCA&ved=0CCcQsAQ&biw=1076&bih=834

http://www.youtube.com/watch?v=AcOWD2lEvlg

 

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por alea às 15:09



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