Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Na nuvem do acaso

Quase nada de um pouco de tudo.



Domingo, 24.03.13

O falcão, o cherne, o leão e o grilo

O Presidente do Eurogrupo, que reúne os 17 ministros das finanças da zona euro, agendou para amanhã, domingo 24 de Março, uma reunião extraordinária para a análise da situação de Chipre.

                                             

Jeroen Dijsselbloem, conhecido como falcão no âmbito das resoluções relativas à crise das dívidas soberanas que afectam a Grécia, a Irlanda e Portugal (por enquanto apenas estes três países , sendo, no entanto, conhecidas as dificuldades que atravessam as economias da Espanha e da Itália e as evoluções negativas em França e, até, na Alemanha), considera inevitável a imposição de uma taxa sobre todos os depósitos bancários nos bancos cipriotas. Julgo que é um escândalo, uma inconsciência e um autêntico roubo a cidadãos europeus que deram a sua confiança a uma Europa que desde 2008 não sabe como resolver a sua crise financeira.

Esta mesma Europa que, através da Comissão Europeia, se demarcou (?!) do Eurogrupo após várias entidades (em particular o BCE) e vários países terem rejeitado a paternidade da medida aprovada por unanimidade (sublinhe-se, Victor Gaspar portanto incluído): “…não há ninguém a culpar pois foi uma decisão unânime…”.

                                                  

(O cherne de mãos atadas)

Lá como cá a culpa vai morrer solteira.

No entanto, pelo semanário Expresso sabe-se que Olli Rehn foi o pai da ideia propondo um corte de 3% a 5%, que Christine Lagarde foi mais radical e avançou com 30% a 40% de corte e que Wolfgang Schoble entendeu que era necessário um patamar entre os 7,5% e os 18%. O ministro das finanças de Chipre ameaçou abandonar a reunião e o Presidente de Chipre ameaçou abandonar a zona Euro. Elucidativo.

Por cá, a atenção dos “média” vira-se também para o futebol (para variar), em particular para as eleições no Sporting, com dívidas estimadas em 450 milhões de euros. A campanha eleitoral decorreu “com grande elevação”, os três candidatos debateram em conjunto publicamente e com civismo as linhas principais dos seus programas para depois, à boca das urnas, dois deles trocarem acusações mútuas (como é habitual). 

                                               

77Colinas.blogspot.p

(Victor Gaspar e a sua bola de cristal com previsões)

Também a contratação de Pinto de Sousa, mais conhecido por Sócrates, (que actualmente vive em Paris num continuado, intenso e exigente esforço intelectual) para um programa semanal de comentário político, com uma duração de meia hora em horário nobre, é objecto de debate e de petições públicas, contra e a favor.

“José Sócrates não receberá, directamente, qualquer retribuição financeira como comentador na RTP. Contudo, desconhecem-se ainda os termos concretos do acordo entre o ex-primeiro ministro e o canal sob responsabilidade política de Miguel Relvas”. (in jornal Económico de 21 de Março). Deste modo, deverá tomar um voo semanal Paris-Lisboa-Paris presume-se que apenas graças a empréstimos bancários e ao apoio maternal, tal como o seu porta-voz recentemente declarou em relação às suas principescas despesas na capital francesa.

Julgo que a luta pelas audiências venceu o bom senso e a vergonha na cara a qual passou, dizem, como moeda de troca, por um convite a Dias Loureiro para actividade semelhante o qual, como é evidente, declinou (caso tivesse aceite ter-se-ia eventualmente mais informação sobre o escândalo do BPN). Parva é que a criatura não é. Será Morais Sarmento a desempenhar a tarefa do lado do PSD. Julgo também que os resultados escolares de Pinto não se ressentirão: obterá o seu diploma numa escola francesa de excelência (para mim continua a ser um “mistério” como foi aceite a sua candidatura) à falta de uma licenciatura portuguesa credível mesmo em estabelecimento de ensino de engenharia de segunda categoria.

                  

“Como saber o certo do errado? Através de uma consciência disse a Fada Azul. Mas ele não tinha uma e foi então que a Fada Azul nomeou o Grilo Falante para consciência de Pinóquio”.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por alea às 00:07



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31


Links

Blog

  • www.metralhada.blogspot.com