Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Na nuvem do acaso

Quase nada de um pouco de tudo.



Terça-feira, 26.02.13

O "escândalo" da carne picada

Os “hamburgers” de carne de cavalo.

Escândalo: descobriram-se “hamburgers” feitos com carne de cavalo.

Mas que amor é este em relação aos bovinos? A carne de cavalo é perigosa para a saúde? É antihigiénica (pense-se na carne de porco...cujo consumo por aquela razão é proíbido pelo Islão)? Tem mau sabor, má textura? Não, pois não? Então porquê tanto “fuss”?

Porquê tanta fiscalização, tanta “recolha dos mercados”? Se se invocasse aldrabice, muito bem. Eu também não gostaria de pagar costeletas de borrego (óptimas) para depois descobrir (se assim fosse calava-me porque são descobertas vergonhosas para um “gourmet”)  que eram de vitelinho (óptimas também).

Sim, depois veio a questão da rotulagem, mas, inicialmente, foi tudo apresentado como se fosse algo de anti-higiénico, algo de porco (o leitão é excelente e as febras ou os “secretos” de porco umas maravilhas).

Na Bélgica os “fillets d´Anvers” (Antwerpen) são um petisco que é, nem mais nem menos, do que carne de cavalo fumada. Uma delícia para mim.

 

Não há mais escândalos por estes sítios? A “Casa Pia”, o “BPN”, a “Face Oculta”, o “BPP”, as “Facturas falsas”, o “Freeport”, o “Monte Branco”? O governo? Etc.

E vêm-me agora com o da carne da cavalo e com declarações da ASAE e da DGS (atenção, estou a referir-me à Direcção Geral de Saúde...). Até uma empresa de “faça você mesmo” foi forçada a acalmar a malta sobre “como fazer você mesmo hamburgers de vaca”: compre um kilo de carne de cavalo, misture com..., polvilhe com..., embale em rolinhos, coloque no congelador com a etiquta carne de vaca...”.

 

Ora bolas, foi tudo retirado do mercado!

A verdade é que se tentou “vender gato por lebre”, que a carne de cavalo é mais barata do que a de vaca: a questão é económica não é de saúde pública.

Então, então: é preciso “Animar a malta” (Zeca Afonso, está na moda), dristraí-la com estes "escândalos".

Autoria e outros dados (tags, etc)

por alea às 18:05



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728


Links

Blog

  • www.metralhada.blogspot.com